O profissional do século 21

jul 15, 2009 Sem comentários by

O profissional do século 21 deve ser mais que especializado. Deve ser “multicompetente” em outras palavras, deve ser o melhor em sua área e ser muito bom em outras atividades que complementem sua especialidade.

“Não basta apenas ser bom. É preciso ser o melhor.” Profissionais que seguem essa diretriz são os mais visados pelas empresas. Para atingir o sucesso na carreira o indivíduo deve ter uma inquietude natural, vocação para o novo, busca incessante por conhecimento e por interação.

Características como liderança, flexibilidade e comunicação, são pilares que fundamentam o perfil mais procurado pelo mercado atual. Além disso, maturidade emocional, capacidade de trabalhar em equipe, visão global, são preceitos que tornam o candidato apto a uma carreira gerencial se formos adiante focando a área executiva adicionemos ainda, características como, iniciativa, experiência internacional, aprendizado constante. Dessa mistura teremos o multiprofissional, ou, em outros termos, o profissional ideal para galgar os mais altos cargos e salários que o mercado oferece.

Parece difícil aliar tudo isso? Não é para menos. Os mais altos executivos do planeta têm essas, raras, características, e, por isso, tão valorizadas.  O que o mercado procura, são pessoas que dêem as empresas novas possibilidades. Para isso, é necessária extrema competência e dedicação, além, é claro, de uma visão diferenciada capaz de transformar desafios em oportunidades.

Investir na carreira é essencial para espera crescer profissionalmente. Cursos de especialização e idiomas podem dar uma incrementada no currículo, especialmente se forem feitos no exterior. Para aqueles que não puderem ir tão longe, por enquanto, recomenda-se duas ou mais especializações e fluidez em 2 ou três idiomas, pelo menos.

Muita leitura, disciplina e força de vontade podem levar você ao ápice na carreira. Mas não espere colher todos frutos de uma vez; trabalho duro e dedicação podem fazer você perder uma ou outra possibilidade de se divertir. No entanto, o futuro guarda surpresas e quanto mais cedo às sementes forem plantadas mais rápido o fruto será colhido e saboreado.

________________________

Fonte

FURTADO, Jonas e CARDOSO, Rodrigo. A exigência por profissionais multicompetentes é cada vez maior no mundo corporativo. Saiba quais as habilidades mais valorizadas. ISTO É, p. 83, 09.jul.08

Marketing

Sobre o autor

Graduado em Gestão Marketing, experiência na área de publicidade, design e webdesign, animação 3d e edição de vídeo não linear. Pós-graduando em Engenharia de Sistemas. Três livros escritos ainda não publicados. Atualmente, desenvolve trabalhos de consultoria de marketing, criação de sites e computação gráfica.
No Responses to “O profissional do século 21”

Deixe um comentário

%d blogueiros curtiram isso: